poluição visual em tóquio

Mais é Menos: Ataque a poluição visual.

Ao nos comunicarmos verbalmente, se tentarmos falar tudo ao mesmo tempo ou acabamos engasgados ou teremos que repetir tudo algumas vezes e com calma, para que possamos ser claramente compreendidos por quem nos ouve.

Na comunicação visual acontece exatamente a mesma coisa. Declare guerra à poluição visual utilizando estas dicas simples, para se fazer entender na hora de se comunicar com seu público:

1. QUANTIDADE DE INFORMAÇÃO – Não queira dizer tudo, a todo mundo a toda hora. Lembre-se de que a quantidade de cartazes, banners ou posters deve ser usada com muito cuidado em uma loja. Elimine os cartazes e informações que já caducaram, seja pelo tema, data ou mesmo pelo próprio estado físico do material.

2. SEJA CLARO – É preciso ter clareza e objetividade para que se obtenha a atenção, a compreensão e a memorização do público. Da mesma maneira que devemos falar de forma clara e pausada, na comunicação visual devemos ser mais sintéticos. Um cartaz, por exemplo, para que seja eficaz, deve ter informações básicas, distribuídas em diferentes camadas de visualização, para que sejam absorvidas em diferentes níveis.

3. CONSIGA MAIS COM MENOS – É muito mais fácil sentir a força de um aviso ou anúncio fixado em uma parede quando ele está sozinho, destacado pela sua própria presença, do que sendo mais um no meio de dezenas. Algo como procurar uma agulha no palheiro. A simples repetição não garante uma boa comunicação, apenas a confusão geral. Lindos banners pendurados desajeitadamente em colunas ou uma loja maravilhosa que vê seu visual comprometido pela profusão de cartazes espalhados por ela, são exemplos de que é preciso pensar antes de sair batendo com o martelo pelas paredes.

 Lembre-se: Poluição visual não vende nada, só confunde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s